Ao falarmos de estratégias para aumentar os resultados comerciais, normalmente, pensamos em marketing, promoções e expansão do mercado. Mas os treinamentos de vendas são tão essenciais quanto todas opções citadas.
Por vezes o treinamento não é tão valorizado quanto deveria ser, e isso acontece devido ao mindset antigo, onde o que importava eram os números de faturamento e não a eficácia e qualidade da operação.
Parte disso vem mudando, segundo o portal Go-Gulf, as empresas estão investindo mais em educação no mercado norte-americano, onde cerca de 42% das organizações aumentaram a verba destinada a capacitações de um ano para o outro.
Mas, ainda assim, o número de profissionais sem treinamento são preocupantes.
A Shift Disruptive Learning realizou uma pesquisa com 4.300 trabalhadores, onde 74% afirma que não está alcançando seu resultado máximo na empresa.
Por isso, se você quer saber mais sobre esse assunto e a importância dos treinamentos de vendas para impulsionar seu time e os resultados, siga a leitura!
A importância dos treinamentos de vendas
Por mais que se contrate vendedores experientes, com boa comunicação e que utilizem estratégias de vendas, o investimento em capacitação ainda é essencial.
Muitas vezes, associamos as vendas com características pessoais do colaborador, mas, isso não basta.
Imagine, por exemplo, que você entra em uma loja querendo comprar um tênis para corrida e é atendido por um vendedor.
Ele se comunica bem, sabe atender e mostra os tênis do seu tamanho.
Mas, ao perguntar sobre as características que você procura em um tênis, ele não sabe responder.
Isso não apenas atrapalha a venda, por vezes a impede.
É necessário, portanto, que o vendedor esteja alinhado com a cultura da empresa, tenha domínio dos produtos e saiba responder as perguntas básicas sem hesitação.
Quando as vendas são complexas, o cenário é ainda mais crítico.
Nesses casos, é fundamental que o vendedor saiba técnicas de vendas e persuasão. Vale lembrar que como elas estão em constante aprimoramento, a atualização contínua é fundamental.
Se você ainda não está convencido, uma pesquisa realizada pela Association for Talent Development aponta que empresas que oferecem treinamentos de vendas de qualidade aumentam a renda em até 218%.
Quais são os treinamentos ideais para minha equipe?
Agora que você já sabe a importância da capacitação corporativa, deve estar se perguntando como saber qual é o treinamento indicado para a sua equipe.
Isso dependerá das necessidades e déficits do seu time.
Em regra geral, você deve prezar pelo ensinamento de técnicas de vendas, melhoramento dos vieses cognitivos e informações técnicas sobre os produtos ou serviços. Criar valor: É preciso entender os problemas do cliente em sua origem, para então oferecer uma solução para eles.
O importante é reconhecer quais as incapacidades do time e focar em solucioná-las.
Uma boa forma para fazer isso é acompanhar de perto o trabalho e perceber quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos vendedores.
Vale lembrar que para o treinamento de vendas ser efetivo é necessário que seja feito de maneira que todos tenham disponibilidade de realizá-lo e lembre-se: capacitação corporativa não é custo, mas, sim, investimento.
Conte com uma empresa especializada
Para não correr o risco de fazer treinamentos de vendas sem resultados, é necessário planejar, escolher o tema e o contratado e ainda validar se o investimento foi assertivo.
Se sua empresa não domina essa área, vale buscar ajuda de empresas que já têm experiência no segmento de educação corporativa.
Isso fará com que os resultados desejados sejam alcançados, além de promover a comunicação interpessoal, as técnicas de negociação e fará com que o vendedor se sinta valorizado dentro da empresa.
A Fenicio é especialista em treinamentos de vendas. Focamos na conversão de leads, superação de objeções e técnicas modernas.
Também oferecemos palestras e workshops voltados para esse mercado.
Entre em contato conosco para saber mais e faça seu orçamento!