Você acredita que seja possível construir e fortalecer o relacionamento em vendas? A prática de social selling mostra que sim! Afinal, as redes sociais são um dos principais canais de comunicação entre as pessoas.
Além disso, não há dúvidas de que o processo de compra mudou e é majoritariamente feito em canais digitais. Essa informação é confirmada por pesquisas: segundo a Sirius Decisions, cerca de 67% da jornada de compra ocorre, atualmente, de forma online.
Ainda, segundo a Awario, as redes sociais influenciam 74% das pessoas na decisão de compra. Dessa forma, estar presente não é mais um diferencial ou uma tendência, é necessário, sob pena de inviabilizar o negócio.
Continue a leitura e veja como ter insights de negócios por meio do social selling.
O que é social selling?
Antes de falarmos sobre os dados que podem ser coletados, vamos definir o conceito de social selling.
De forma resumida, ele diz respeito ao uso das redes sociais para auxiliar na prospecção e manutenção de leads, bem como na construção de uma boa reputação para a marca.
Vale lembrar que, para ter sucesso, as redes sociais devem estar integradas nas estratégias de marketing e vendas.
É preciso:
- identificar o público-alvo,
- criar conteúdos atraentes e relevantes para ele,
- demonstrar autoridade sobre determinado assunto,
- buscar engajamento com seus seguidores.
Como usar as redes sociais para melhores insights?
Até você validar qual é a linguagem mais adequada para o seu público, qual conteúdo que ele mais aprecia e, até mesmo, qual rede é a mais indicada e que melhor performa, você terá que fazer testes.
Tome cuidado: eles precisam ser possíveis de metrificar, ou seja, você precisa dos dados de quais decisões tiveram melhor resultado e daquelas que nem tanto.
Depois de validado, alguns insights valiosos podem ser tirados:
Ampliação de público-alvo
Um dos insights mais comuns durante a aplicação do social selling é a percepção que o público-alvo da sua empresa pode ser aumentado.
Vamos exemplificar: suponha que sua empresa tenha como persona mulheres de 40 anos com ensino superior completo e crie campanhas para atingi-las.
Durante as campanhas, você começa a perceber que muitas mulheres de 30 anos também interagem com a publicação e além de possuírem interesse na sua solução, existe um potencial de compra alto.
Nesse caso, você pode estar perdendo clientes por ter segmentado demais a sua campanha ou o seu produto ou serviço.
Sempre fique atento nas interações e nas características dos leads captados, caso perceba algo parecido com o exemplo de cima, faça uma avaliação e, se for o caso, uma mudança. O lead scoring é fundamental nesse processo!
Formatos de conteúdos e CTA
Outro insight muito relevante diz respeito aos formatos de conteúdos e CTA.
É possível fazer testes com custos muito baixos e rápida validação a respeito desses dois pontos.
Lembre-se novamente de alterar apenas uma variável de cada vez, para conseguir validar qual que possui melhor desempenho. Quanto aos formatos, pode-se testar:
- fotos,
- imagens,
- vídeos,
- gifs,
- materiais ricos,
- texto puro.
Já as CTAs podem apontar para:
- visitas no site,
- contato por telefone,
- captura de leads,
- e até a ausência de CTA.
Canais utilizados
Muitas empresas estão presentes em todas as redes sociais por acreditarem que devem estar em todos os canais possíveis.
Com o social selling é possível entender qual delas performa melhor para o seu negócio e então dedicar-se a ela.
Além disso, um ponto importante é que cada rede social exige um conteúdo diferente. O Twitter não pode, e nem suporta tecnicamente, receber o mesmo conteúdo que o LinkedIn, por exemplo.
Portanto, faça testes mas não compare as redes uma com as outras em relação a uma campanha similar.
Encontre quais são os canais que seu público-alvo mais utiliza e, mais importante, adeque seu conteúdo para essas redes, entendendo qual tem mais desempenho em cada lugar.
Agora que você já sabe mais sobre social selling, que tal saber mais sobre script de vendas e melhorar suas conversões?