Essa semana conversando com um dos nossos clientes, ele comentou como o Marketing Digital tem ajudado a trazer novos Leads para sua empresa em um curto espaço de tempo. Só para balizar nosso conhecimento, Leads são oportunidades de negócios, pessoas ou empresas que se mostraram interessadas em seu produto ou serviço.
Perceba a sutileza da questão, INTERESSADAS, não significa QUEREM adquirir, ou ainda NECESSITAM adquirir. Nem todos os Leads gerados pelo Inbound, estão preparados para comprar o seu produto, ou porque o grau de maturidade da empresa não está no ponto de absorver a sua oferta, ou porque ele não tem dinheiro para comprar agora, ou ainda, porque ele não sabe que realmente precisa do seu produto. Ainda assim, é importante entender que isso não quer dizer que esses Leads não possam comprar de você no futuro.
Em Gestão Comercial, só temos uma forma de identificar quais oportunidades realmente tem o FIT do negócio: estão em momento de compra e vale a intervenção do seu melhor vendedor, ou até mesmo uma visita dependendo do CAC (Custo de Aquisição do Cliente que ele vai gerar); Perguntando, e perguntar não é uma tarefa tão intuitiva, requer Inteligência e Método para que o LEAD se sinta confortável e responda de “BOA” o que você precisa saber.
Desta forma, antes de jogar os Leads Gerados pelo Inbound, diretamente no funil de vendas, faça uma primeira abordagem utilizando as técnicas corretas, triando e gerando interesse, entenda cada um dos seus Leads mais profundamente, e só avance no funil vendas aqueles Leads que realmente estão prontos para receber a sua oferta.
Sabemos que vender não é uma tarefa fácil, a geração do lead é apenas o início dessa caminhada, porém quando se tem um processo e uma metodologia bem definida essa função torna-se bem mais efetiva.