Sempre falamos por aqui como a tecnologia trouxe inúmeras mudanças no nosso cotidiano, principalmente, na forma de consumo. Por conta disso, foi necessário adaptar o perfil do vendedor para, assim, vender de forma mais assertiva.
Hoje, ele não tem apenas o papel de fechar o negócio, ele precisa estar presente de forma estratégica na prospecção de clientes, qualificação e, por fim, no fechamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela Hubspot, a maior dificuldade do vendedor realmente é a prospecção: 42% dos entrevistados afirmam ter dificuldade com alguma etapa dessa tarefa.
Tendo em vista esses novos desafios, é necessário que o perfil do vendedor, assim como suas qualificações, mude para criar e desenvolver métodos eficazes para vender mais e melhor.
E, afinal, quais são as características essenciais para um vendedor na era digital?
Características importantes de um bom vendedor
Um bom vendedor precisa ser comunicativo, esclarecedor e capaz de criar um excelente relacionamento com os clientes. Mas, para além disso, é necessário saber identificar as dores do cliente, gerar valor no processo como um todo, criar rapport, ter capacidade resolutiva, e trabalhar com dinamismo no pós venda.
Mas, atualmente não basta apenas apresentar essas habilidades, é preciso estar pronto para os desafios da era digital.
Abaixo listamos 4 características essenciais para vender mais e melhor:
1. Marketing
Cada vez mais o marketing está presente nas vendas, seja na prospecção ou na qualificação dos leads.
Por isso, é fundamental que o vendedor tenha conhecimento sobre pipeline, segmentação de leads, métricas e métodos de persuasão. Ainda, é essencial ser multicanal, estar presente nas redes sociais, não necessariamente um “influenciador”, mas é importante se posicionar.
Perceba que não estamos falando que o vendedor precisa desenvolver o trabalho do marketing, mas, sim, que o entenda e consiga acompanhar os diferentes leads e suas fases.
Além disso, quando o vendedor entende a importância da integração entre o seu trabalho e o de marketing, os dois setores se comunicam com mais eficiência, aumentando os resultados da empresa.
2. Tomada de Decisão Inteligente
Por muito tempo as decisões eram tomadas tendo por base a experiência do gestor. Com a transformação digital, elas passaram a ser tomadas baseadas em dados.
Para que isso seja possível, é necessário que o vendedor tenha conhecimento dos resultados e números da empresa, serviço ou produto.
Além disso, o trabalho é assertivo quando há a utilização de softwares para controle e análise das ações tomadas.
3. Jornada do Cliente
Para desenvolver uma experiência diferenciada para o cliente, é essencial que o vendedor esteja presente em sua jornada de compra.
Envolver-se no aprendizado e descoberta, no reconhecimento do problema, na consideração da solução até a decisão de compra, torna o vendedor em um norteador ao cliente. Assim, ele se sente atendido em todas as suas necessidades e dúvidas.
Este trabalho, quando aliado ao uso de um bom software de vendas traz ótimos resultados para a equipe.
4. Atualização
Outra característica de extrema importância para o vendedor na era digital é permanecer atualizado.
Como já falado anteriormente, a forma de consumo dos clientes está mudando constantemente e quem não se atualiza corre o risco de ficar defasado no mercado.
Por essa razão, é de extrema importância que o vendedor busque qualificação constante no mercado e conheça as novas tendências e tecnologias para se comunicar com o cliente de forma assertiva.
Os treinamentos de vendas auxiliam
o vendedor a qualificar seu perfil e manter-se conectado nesse sentido.