Por que nos chamamos FENICIO? Saiba tudo sobre os Fenicios

Por que nos chamamos FENICIO? Saiba tudo sobre os Fenicios

Muitas pessoas nos perguntam por que escolhemos o nome FENICIO. Então para começar, vamos esclarecer tudo sobre os fenícios. Essa civilização viveu seu apogeu entre 1200 a 800 a.C e estabeleceu-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. A área contava com 200 km de extensão e corresponde à maior parte do litoral do atual do Líbano e uma pequena parte da Síria.

Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios precisaram se reinventar e perceberam que precisavam jogar-se mar adentro para tentar uma outra forma de vida que não fosse somente a pesca. Assim, surgia a ideia de usar um insumo importante que nascia nas suas encostas, o cedro, madeira de muita resistência capaz de suportar grandes impactos.

Foi com o pau Cedro que os fenícios criaram seus primeiros navios com a ideia de ter a carranca de um cavalo na proa para que pudessem cortar as ondas do mar revolto que enfrentariam. Mais um fato relevante para você saber tudo sobre os fenícios é que eles inventaram os remos de três pontas (trirremes) que permitiu que seguissem viagem mesmo em dias sem vento.

Navios construídos, agora era hora de pensar o que comercializar.

Tudo sobre os fenícios: comércio e costumes

Encontrado na sua costa marítima, o molusco murex tinha como característica o ato de soltar um pigmento de cor púrpura, o que levou os fenícios a produzir o mais fabuloso artigo que era fabricado na Fenícia, o tecido púrpura. Era algo luxuoso e demandava o uso das glândulas de milhares de moluscos para tingir uma única peça de roupa. Era uma vestimenta de nobres, e as cores variavam do rosa suave, ao violeta dependendo do tempo que o tecido ficava ao sol e da quantidade do murex utilizado.

Tamanho sucesso não era para menos: naquela época, a maioria dos homens se vestia nos monótonos tons acinzentados entre o preto e o branco dos tecidos naturais. Colorir, nos tempos dos fenícios, era sinal evidente de boa posição social e vem daí o fato de que, durante muito tempo, o vermelho fosse associado aos nobres e ao poder.

Os fenícios então começam suas primeiras expedições levando cor às roupas dos nobres e logo percebem que poderiam levar outros produtos de um porto a outro com seus potentes navios. Dessa forma, em pouco tempo eles expandiram o conhecimento da geografia mundial para fora do Mediterrâneo em direção ao Atlântico, aos confins do sul da África e até o extremo norte, no Ártico.

Era uma época de exploração, comércio, expansão de horizontes, viagens de enormes distâncias e de um consequente fluxo de ideias e conhecimento.

Outro fato curioso para saber tudo sobre os fenícios é que antes de tudo sua vantagem era possuir um notável senso prático, adaptando e aperfeiçoando as obras alheias. Se os egípcios, por exemplo, foram responsáveis por escrever em inumeráveis hieróglifos, os fenícios tiveram a iniciativa de facilitar a compreensão da escrita desenvolvendo um alfabeto limitado a 22 letras.

Quem são os Fenicios?

Nossa empresa está totalmente conectada com essa história, pois assim como os fenícios, nossos vendedores enfrentam em seu dia a dia adversidades e inúmeras objeções, precisando de muita força para seguir.

NOSSA FORÇA

Metaforicamente, o vento representa as dificuldades que existem em um processo de venda e o cavalo a força da plataforma FENICIO, que tem por objetivo ajudar as empresas a superarem seus obstáculos.

E aí, gostou de saber tudo sobre os fenícios e história do nome em nossa empresa? Saiba mais sobre nossa metodologia aqui.


Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
LinkedIn

Quer vender mais?
Saiba como começar:

Pesquisar

Categorias