Marketing e vendas são duas funções intimamente relacionadas que, a princípio, podem gerar algum tipo de confusão para quem ainda não está familiarizado com as terminologias. Separar um recurso do outro é um grande erro, simplesmente porque ambas as funções estão intimamente entrelaçadas. Além disso, o Marketing é uma função ampla que engloba diversas atividades comerciais e geralmente está associada às vendas como uma de suas principais atividades.
Dito isto, é bom ressaltar que vendas e Marketing compartilham um funil. Isso torna ainda mais difícil compreender a diferença entre um funil de Marketing e um funil de vendas. Por isso, neste artigo você encontrará a definição de funil de Marketing e funil de vendas, e entender quais são as principais diferenças entre um e outro. A ideia é ajudá-lo a definir os termos, entender suas características e conhecer o software de comunicação necessário para cada um. Pronto? Vamos começar!
Definição: Funil de Marketing e funil de vendas
Antes de definir esses termos, precisamos entender a palavra funil. Um funil pode ser descrito como as etapas pelas quais um cliente passa de prospect a comprador. Simplificando, é o conjunto de eventos que ocorrem antes que um cliente compre o produto ou serviço desejado. Então, existe uma diferença entre um funil de Marketing e um funil de vendas? Antes de respondermos a essa pergunta, vamos colocar esses termos em perspectiva.
Leia também: Descubra os benefícios e desvantagens de uma prospecção ativa e passiva de leads
O que é um funil de Marketing?
O Marketing é uma função comercial integral que permite às marcas aumentarem a visibilidade e obter uma vantagem competitiva sobre os concorrentes. Como tal, um funil de Marketing é um sistema que guia potenciais clientes durante toda a jornada. Desde a primeira vez em que interagem com uma marca, até o ponto em que desenvolvem o desejo de comprar um produto ou serviço.
Um funil de Marketing ajuda os clientes em potencial a conhecer uma marca. Também é conhecido por permitir que as empresas visualizem a jornada de seus compradores e apresentem uma estratégia de Marketing de suporte de vendas em um sistema bem regulamentado.
O funil de Marketing pode ser dividido em duas seções:
Geração de leads: envolve a criação de campanhas de Marketing para aumentar o reconhecimento da marca. Itens como Marketing de conteúdo, campanhas virais, anúncios online, e-mail Marketing e diversas outras estratégias são usadas para vender a marca.
Nutrição de leads: uma vez que um cliente em potencial demonstra o interesse pela marca, o próximo passo é nutrir o lead. É aqui que uma empresa se esforça para construir um relacionamento próspero com o cliente em potencial. O cliente em potencial é apresentado ao produto ou serviço com conteúdo personalizado para ajudá-lo a considerar e optar em fazer a compra.
Leia também: Como criar um processo de vendas: 4 dicas de elaboração
Qual é a diferença entre funis de Marketing e de vendas?
Existe uma linha tênue entre um funil de Marketing e funil de vendas. De fato, esses termos são usados de forma intercambiável e dividi-los é chega a ser um pouco difícil. A única diferença grande entre esses termos parece ser o contexto de uso.
Normalmente, vendas e Marketing são duas funções distintas. Cada um tem seu mapa de jornada exclusivo que descreve o progresso de um cliente em potencial. O Marketing gera interesse e a parte inferior do funil marca o topo do funil de vendas. Consequentemente, o funil de vendas é alimentado por atividades de Marketing que geram consciência para criar demanda de produtos.
No entanto, muitas empresas estão mesclando essas funções e está se tornando cada vez mais difícil separar uma estratégia de Marketing de suporte a vendas, de uma técnica de Marketing. Além disso, as empresas estão criando etapas personalizadas para cada funil, para otimizar suas operações.
Tecnologia de comunicação usada em funis de vendas e Marketing
O objetivo final do desenvolvimento de um funil de vendas e funil Marketing é transformar potenciais compradores em clientes pagantes. Com as ferramentas certas, é fácil desenvolver um funil eficiente.
Se você é iniciante, existe uma infinidade de softwares de funil de vendas e Marketing. Um bom software oferece soluções abrangentes que são fáceis de adotar e alavancar para alcançar resultados significativos. Por exemplo, uma solução de call center baseada em nuvem permite que uma empresa gerencie as interações com os clientes em vários canais, simplificando o processo de geração de leads. Ele integra canais de e-mail, telefone e bate-papo na web, permitindo que um cliente em potencial se conecte perfeitamente a uma empresa.
Outras ferramentas usadas para otimizar os funis de vendas e Marketing incluem:
- Ferramentas de Marketing por e-mail
- Ferramentas de vendas
- Ferramentas de prospecção
- Ferramentas de extensão
- Ferramentas de publicidade
- Localizadores de endereços de e-mail
- Ferramentas de geração de leads
- Ferramentas de CRM
Concluindo: Funil de Marketing e funil de vendas são termos um pouco complexos e que podem ser discutidos por um longo tempo. No entanto, é bom observar que as vendas e o Marketing são semelhantes de várias maneiras, já que ambas são atividades que lidam com psicologia, custam dinheiro e são voltadas para ganhar dinheiro. O funil de Marketing anuncia um produto ou serviço para fornecer aos leads um motivo para comprar. Já o funil de vendas lida com os leads (do funil de Marketing), nutrindo e fornecendo informações que viabilizam a venda.
Suas equipes de vendas e Marketing precisam da melhor tecnologia para serem as mais produtivas possíveis. Nós da Fenício, possuímos uma metodologia que garante que só entre no funil de vendas os leads com a maior chance de conversão.
Entre em contato e descubra que somos muito mais do que uma ferramenta, somos consultores especializados em vendas. Para saber mais, entre em contato.
Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar com os seus contatos nas redes sociais.