Follow up de vendas: como gerar valor para os leads

tabuleiro de xadrez com peças caídas e uma em pé

Follow up de vendas: como gerar valor para os leads

Se você trabalha com negócios, especialmente no setor comercial, com certeza já ouviu falar sobre a importância do follow up de vendas.

Apesar de ser um termo utilizado na área de novos empreendimentos, poucas pessoas, inclusive vendedores e gestores, realmente compreendem o seu significado e, mais importante, sabem como fazê-lo de maneira efetiva.

O post de hoje fala sobre esse conceito, mostrando em qual etapa da jornada de vendas ele deve ser feito e qual a sua importância.

Siga a leitura do post e descubra como o follow up de vendas pode aumentar seus resultados!

Como surgiu o follow up?

Há algum tempo, as empresas buscavam captar novos clientes a partir do levantamento de listas frias (ou compradas) de e-mails e telefones.

Essas listas eram segmentadas e passadas para o setor de vendas.

Os vendedores entravam em contato com todos os leads, seja por e-mail marketing ou, até mesmo, ligando para um por um.

Muitas ligações eram feitas para números cadastrados errados e e-mails enviados sem retorno.

Os poucos leads que se mostravam interessados recebiam atenção, enquanto os outros não eram considerados relevantes para a empresa.

Apesar desse método apresentar resultados e hoje poder ser feito de maneira automatizada (pelo menos em parte), ele ainda é custoso e muito trabalhoso, principalmente quando esse primeiro contato é feito através de telefonemas.

Com a evolução do marketing e da tecnologia, o primeiro contato com o cliente parou de ser feito dessa maneira, de forma cega e excludente.

E o que é o follow up hoje?

Hoje, esse primeiro contato com o lead, ou seja, a pré-venda, é feita pelas empresas que buscam melhores resultados por um especialista, chamado de SDR.

O SDR como parte do time de vendas é responsável por entrar em contato com o possível cliente, verificar se ele tem fit de negócio e entender em qual etapa ele está no funil de vendas.

Para verificar de maneira assertiva se o lead tem fit ou não e todas as outras informações necessárias, é preciso que o SDR entre em contato com ele algumas vezes, fazendo perguntas, enviando conteúdos e, até mesmo, falando sobre o produto.

Caso o lead tenha fit, ele é passado para o setor de vendas, caso não, pode ser dispensado ou alimentado com conteúdos específicos. 

Talvez você esteja se perguntando, o que toda essa história de processo comercial tem a ver com follow up de vendas e a resposta é: tudo.

Tanto o SDR, quanto todo o setor de vendas, a cada contato com um lead realiza um follow up.

Follow up, em inglês, quer dizer acompanhamento e é exatamente esse o significado desse termo.

Ele é utilizado para representar o acompanhamento dos leads.

Esse pode ser realizado de forma tradicional, como e-mail e telefone, mas também por meio das mídias sociais, automações de e-mails, entre outros canais digitais.

O follow up deve ser feito em qual etapa do funil de vendas?

É importante ressaltar que em cada etapa do funil, esse contato deve ser feito de maneira diferente. 

Não adianta você mandar uma proposta para o lead não qualificado, por exemplo, e ficar entrando em contato para ter um retorno.

O follow up de vendas deve sempre ser realizado de maneira síncrona com o funil de vendas, qualificando o lead que tem alguma necessidade e acompanhando aquele que já recebeu uma proposta comercial.

Qual a importância do follow up de vendas?

Segundo uma pesquisa feita pela Marketing Donut, apenas 2% das vendas são realizadas no primeiro contato com o cliente. 

Os outros 98% dos clientes esperam alcançar um certo nível de confiança na empresa.

Esse estudo, realizado por diferentes empresas e em diversos locais, revelou que 80% das vendas ocorrem após os vendedores terem feito, no mínimo, 5 follow ups.

Mas, o mais interessante não é avaliarmos o comportamento dos clientes, mas, sim, dos vendedores!

A pesquisa afirma que 44% dos vendedores desistem das vendas depois de receber um “não”:

  • 22% no segundo não, 
  • 14% no terceiro não.
  • 12% no quarto.

Isso nos mostra que cerca de 92% dos vendedores desistem antes do quinto não, ou seja, perdem 80% das vendas!

Essa pesquisa confirma a significativa importância que o follow up de vendas tem para qualquer setor comercial.

Como fazer um follow up de vendas efetivo?

Para fazer um follow up de vendas efetivo, é necessário compreender o que o cliente espera da sua empresa:

Timing

Apesar do lead demonstrar interesse na empresa, isso não quer dizer que ele está interessado em fazer a compra agora.

Segundo uma pesquisa realizada pela Cahners Business Information, com 40 mil participantes, nas vendas complexas:

  • 1% dos leads faz a compra em até três meses após o primeiro contato,
  • 17% realizam a compra dentro de 4 a 6 meses, 
  • 25% dentro de 7 a 12 meses,
  • 47% levam mais de um ano para comprar.

Por isso, o timing de contato, de forma que o lead se lembre de você, mas não o ache inconveniente, é fundamental.

Valor

Independentemente de quantos follow ups o lead já recebeu, é essencial que você sempre busque um contato que acrescente valor para sua empresa e para a proposta.

Existem muitas maneiras para isso, mas sempre se deve buscar nutrir o lead.

Muitos vendedores ainda são vistos como aqueles que ligam apenas para saber se o lead já está pronto para comprar ou não e isso cria uma imagem negativa a respeito da sua empresa.

Segundo uma pesquisa da SilverPop, os e-mails educacionais recebem de 4 a 10 vezes mais respostas do que um e-mail sem conteúdo relevante para o cliente.

Além disso, segundo The Annuitas Group, os leads nutridos fazem compras 47% maiores do que os outros.

Dessa forma, busque sempre conteúdos que eduquem e sejam relevantes para os clientes. 

Para isso, aposte no marketing de conteúdo e divulgue cases de sucesso ou clientes satisfeitos com a aquisição.

Agora que você já sabe como gerar valor para os leads com follow up de vendas, que tal saber mais sobre como reduzir as objeções de vendas?!

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