Jamais esqueça seu Elevator Pitch!

Elevador

Jamais esqueça seu Elevator Pitch!

Imagine se você tivesse apenas alguns segundos para vender sua ideia de forma sucinta e atrativa? Um “Elevator Pitch” bem feito é essencial para o sucesso das suas vendas. Vamos ajudar você a montar o seu.

A tradução literal do termo original, “elevator pitch” é super explicativa: a venda de elevador. A ideia por trás do conceito é você ter o roteiro pronto para o caso de encontrar um potencial comprador/investidor num elevador. Nessa situação, você teria apenas alguns segundos para persuadir esse cliente e saber como atuar nesses momentos pode te dar uma vantagem competitiva enorme. Por isso escrevemos este texto.

Nesse post vamos dar algumas dicas para você montar o seu Elevator Pitch.

Pense em um “tweet”!

Você é ativo no twitter? Isso pode te ajudar muito na hora de escrever uma frase para o seu Elevator Pitch. Atualmente a rede social permite 280 caracteres, mas os usuários já tiveram que resumir todas suas ideias a 140. Sugerimos que você pratique escrever a essência do seu pitch completo dentro desse limite e veja o que sai! Exercite bastante e escolha a melhor opção.

Pense que essas ideias precisam ser passadas adiantes!

O Elevator Pitch não tem a ambição de fechar a venda. Ele busca abrir uma porta. Logo, a ideia do seu pitch precisa ser o mais memorável possível, para que ela seja facilmente compartilhada por quem a ouvir. A pessoa que ouvir seu resumo, precisa levar a venda adiante para sua organização, seus gerentes, superiores…

Existe uma história que o investidor lendário Moritz conta: quando Sergey Brin e Larry Page fizeram o pitch do Google, a frase dita foi “O Google organiza as informações do mundo e as torna universalmente acessíveis”, em tradução livre (ver original). Forma intrigante de apresentar tudo que é o Google, não é?

Tome seu tempo!

Um bom “elevator pitch” vai levar tempo. Ele precisa ser exercitado. Resumir uma venda, uma empresa, uma ideia, um roteiro, em poucas palavras é um trabalho difícil então não se apresse! Saiba que as primeiras versões não serão as ideais e trabalhe constantemente para transformá-lo em uma versão melhor.

E lembre-se: todos precisam sabê-lo!

Todas as pessoas que vendem a mesma coisa que você, seja sua empresa, seja o mesmo produto, precisam ter o mesmo “elevator pitch” em mente. Entre seus leads, isso garante a lembrança de marca a longo prazo e por consequência, o sucesso das suas vendas.

Agora que você já tem as primeira dicas, trabalhe no seu Elevador Pitch. Pense em formas sucintas de iniciar a sua venda. Reflita sobre como causar impacto ou gerar curiosidade em poucos segundos. Com a frase certa e prática, certamente você verá os resultados aparecerem!

Sandro Schuh

CO-FOUNDER | CEO

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