Provavelmente não existe um único setor ou organização que não esteja sendo afetado de alguma forma pela crise causado pelo covid-19. A incerteza ainda é muito grande, mas uma coisa é quase sempre verdadeira: para cada declínio, há um retorno. E os maiores beneficiados serão aqueles que estiverem bem posicionados.
Como preparar sua equipe de vendas para recuperação após crise?
1. Valide sua estratégia
Foco no cliente! Você pode coletar informações, de maneira estruturada que forneça os inputs necessários para ajustar sua estratégia de vendas baseados nas necessidades e no comportamento do cliente.
Em tempos em que todos estão avaliando seus orçamentos e procurando maneiras de fazer mais com menos dinheiro, é importante garantir que você possa contribuir.
2. Ajuste seu processo de vendas
Com base na sua estratégia focada no cliente, ajuste o processo de vendas e garanta que seus vendedores tenham o entendimento necessário para colocar em prática. É fundamental que o processo de vendas seja incorporado ao fluxo de trabalho do vendedor.
3. Treinamento, treinamento e mais treinamento
Sua equipe precisa de novas habilidades e incentivo para continuar atuando nesse novo cenário. Busque capacitações alinhadas com as suas novas estratégias e processos.
Muitos cursos presenciais mudaram rapidamente seu formato para atender a demanda do mercado, portanto, aproveite essa “onda” de treinamentos on-line, e torne seu time de vendas mais especialista.
4. Fique on-line
Sua equipe, clientes e leads podem acessar informações sobre sua empresa, produtos ou serviços a qualquer momento? Se sim, ótimo!
Caso contrário, está na hora de pegar o orçamento que você está economizando em todas as ferramentas tecnológicas que você realmente não precisa e investir para ficar on-line e fazer parceria com profissionais que podem ajudá-lo com isso.
5. Permaneça flexível e ágil
Nada será como antes! Já vivíamos em um mundo em constante mudanças, esta crise fez com que alguns processos fossem ainda mais acelerados.
Sua empresa deve estar preparada para ser flexível, ágil e capaz de executar novas estratégias e processos. A reinvenção tornou-se cada vez mais necessária.