Um dos grandes desafios de vendedores e SDRs é saber como vender por telefone sem perder o lead.
Isso porque quando falamos de vendas por telefone, devemos entender que todos os detalhes contam, desde o ambiente onde a ligação está sendo feita até a atitude do vendedor.
Para ajudar você a não perder nenhum lead nesse canal, separamos algumas dicas importantes sobre o que deve ser feito e quais são os principais erros a serem evitados nessa estratégia.
A evolução das vendas por telefone
É inegável que a invenção do telefone mudou completamente a forma que as pessoas se comunicavam.
Não levou muito tempo para as empresas verem a possibilidade de utilizar esse método para aumentar as vendas.
Em 1880, um pasteleiro criou uma rede com 180 clientes e ligava para todos para vender seu produto.
Depois disso, apenas em 1967, a empresa americana Bell lançou o primeiro 0800 para que os clientes pudessem tirar suas dúvidas.
Alguns anos depois, em 1970, a Ford realizou a primeira campanha de marketing por telefone do mundo.
Apesar disso, foi apenas em 1990 que começou o crescimento desse canal no Brasil.
Em 2000, com a chegada da internet, as ligações com intuito comercial começaram a ter seus primeiros registros de dados.
Desde então, você já deve saber o resto.
Apesar de muitas pessoas pensarem que as ligações não são mais um método efetivo para os dias atuais, algumas pesquisas mostram o contrário.
De acordo com o Relatório Mundial de Serviço ao Cliente da Microsoft, o telefone ainda é o canal favorito de 39% dos clientes, ou seja, tem um enorme potencial.
Mas, afinal, como vender por telefone sem perder o lead?
Com o mundo cada vez mais digitalizado e o crescimento do marketing, as vendas por telefone, especialmente em empresas de tecnologia e vendas complexas, não é mais feito da mesma maneira.
Atualmente, a captação de leads e a forma de comunicação é diferente. Separamos algumas dicas para você aprender a como vender por telefone:
1. Conheça o seu lead
As cold callings ainda são válidas, desde que você conheça o seu lead antes de entrar em contato com ele.
Saiba o seu nome, em qual área trabalha e, até mesmo, qual seu cargo. Para isso, vale acessar as mídias sociais profissionais, como o LinkedIn.
Dessa forma, você saberá mais sobre ele e tornará a comunicação mais efetiva.
2. Não fale de forma robotizada
Existe algo pior que receber uma ligação com palavras forçadas e frases não naturais feitas com um tom desanimador?
Sabemos que seguir um script de vendas é fundamental, mas isso não quer dizer que a conversa precisa ser feita de forma robotizada.
Grande parte do sucesso ou fracasso ao se vender por telefone se dá pela falta de conexão entre vendedor e cliente.
Por isso, seja simpático, tenha uma atitude positiva e seja o mais natural possível, afinal é uma conversa que você está tendo.
3. Estude métodos de vendas
Se você quer aprender como vender por telefone sem perder o lead é necessário estudar.
Os métodos de vendas não convencionais, por exemplo, buscam a participação do cliente na resolução do seu problema, fazendo com que a conversa não seja um monólogo.
Além disso, é importante que você saiba vencer as objeções de vendas dos clientes e usar os vieses cognitivo ao seu favor.
Por isso, se você quer aprender como vender por telefone, é essencial investir em treinamentos e em capacitações.
A Fenicio oferece treinamentos em vendas que visam melhorar a comunicação, contornar objeções e conhecer o comportamento do cliente.