O roteiro de prospecção de clientes é uma ferramenta essencial para os negócios do século XXI. Afinal, em meio a tanta competição, encontrar ferramentas e desenvolver metodologias corretas para captar leads é um diferencial para empresas de qualquer nicho que desejam fechar novos contratos.
Quer saber mais sobre qual a importância de desenvolver um roteiro de prospecção de clientes? Siga a leitura do artigo!
Entenda o que é um roteiro de prospecção de clientes
Com a grande concorrência no mercado de serviços e vendas, o desenvolvimento de estratégias voltadas para a prospecção de clientes se faz cada vez mais necessária. O processo de captação deve ser um dos principais pontos de atenção de uma empresa.
Afinal, caso não existam clientes, a empresa não conseguirá entregar o seu produto ou serviço. E assim, não irá gerar receita, perdendo o seu propósito de existir.
Quando a prospecção de clientes não é realizada de forma organizada e eficiente, alguns sintomas começam a ser percebidos pelos diretores e até mesmo colaboradores da empresa. Entre eles, merecem destaque 5 questões como:
- Baixo índice de clientes novos
- Diminuição ou estagnação da carteira de clientes
- Desconhecimento da empresa por parte de clientes potenciais
- Perda de espaço no mercado
- Vendas estagnadas ou em queda, entre outros.
É por isso que o roteiro de prospecção de clientes é válido nos tempos atuais. Através dele, conquistar novos leads para o seu negócio torna-se uma atividade mais simplificada, facilitando o planejamento de uma venda e também o fechamento dela.
Mas, para que um roteiro de prospecção de clientes seja efetivo, a expertise e o planejamento são essenciais.
Veja a seguir quais são as principais estratégias para o desenvolvimento de um roteiro de prospecção de clientes.
Quais as principais estratégias para o desenvolvimento de um roteiro de prospecção de clientes?
Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de um roteiro de prospecção de clientes.
A Fenicio, empresa desenvolvedora de uma metodologia de vendas com foco no aumento da taxa de conversão, utiliza uma metodologia diferenciada para desenvolver o seu roteiro de prospecção de clientes.
Antes de começar a usar o software Fenicio, seu time comercial passará por uma sequência de mapeamento de processos: avaliação dos atuais discursos de vendas, das personas e dos segmentos de atuação. Em seguida, será o momento de estruturar novas abordagens de vendas e a forma de interação com os leads.
1. Processo: são desenvolvidos os processos necessários para sua PRÉ-VENDA considerando duas etapas importantes:
TRIAGEM: Nesta fase avaliamos o potencial do seu lead. Ele tem ou não FIT negócio?
PROSPECÇÃO: Identificamos a situação, as dores, os problemas e as possíveis soluções para os leads apoiados em discursos de abordagem exclusivos para cada tipo de persona versus segmento.
2. Inteligência: tão importante quanto um processo e uma metodologia bem projetada é a forma como interagimos com o nosso lead. As palavras que usamos nos discursos de abordagem interferem diretamente nas respostas que estamos buscando.
Baseado em um grupo de competências comportamentais, a Fenicio desenvolveu um método de abordagem diferenciado que atende a todas as etapas da prospecção.
3. Ferramenta: processo e inteligência em uma ferramenta capaz de qualificar e pontuar, identificar e eliminar rapidamente os leads que não tem FIT de negócio. Além disso, sua empresa poderá contar com outras funcionalidades importantes, capazes de fomentar ainda mais sua prospecção: CRM, cadência de e-mails, dashboards, análise de gravações, roteiros múltiplos, campanhas de abordagem, e muito mais.
Como impulsionar o seu negócio através de um roteiro de prospecção de clientes
Melhores resultados em venda também serão alcançados através da busca por melhores vendedores. Por isso, se você sofre com dificuldades para converter leads e gerar vendas, é provável que as técnicas utilizadas por sua equipe comercial estejam ultrapassadas.
O processo de inteligência comercial merece destaque na captação de novos leads. Através das técnicas, será possível analisar a concorrência, descobrir novas oportunidades e levantar indicadores relevantes para o time comercial do seu negócio.
Assim, a inteligência comercial realiza um levantamento de dados com base nos clientes atuais de uma organização ou no mercado, caso a empresa ainda não tenha atuação ou não possua clientes.
Se você possui um negócio, sabe que é essencial separar um espaço da rotina para preparar a prospecção de clientes. No entanto, quando não há tempo ou expertise para conduzir a tarefa, o que deve ser feito? Nesse caso, possivelmente a melhor resposta será através da contratação de uma empresa especializada na elaboração de um roteiro de prospecção de clientes.
Continue a leitura para entender mais sobre o trabalho da Fenicio, software especializado em vendas, prospecção e qualificação de leads!
Conheça o Fenicio, software de vendas para prospecção e qualificação de leads
A Fenicio é uma consultoria de especialistas em vendas. Assim, orientamos os profissionais de vendas para o resultado através de uma metodologia e um processo de vendas previsível e sustentável.
Uma metodologia bem projetada permite a replicação das melhores práticas e melhora as habilidades do time de vendas, minimizando os riscos tanto para o comprador quanto para o vendedor.
Analisamos suas estratégias de vendas e criamos processos fáceis de seguir, baseado nas melhores práticas do mercado e com foco em resultados.
Nossos scripts de vendas são criados a partir do método SPIN Selling e Neurolinguística. Assim, o foco das perguntas SPIN é tanto investigar a situação do lead, quanto identificar possíveis necessidades.
Fazer perguntas é a melhor forma de convencer verbalmente alguém, inclusive estudos indicam que o sucesso da interação entre duas pessoas está relacionado com a qualidade das perguntas feitas. Pensando nisso, a Fenicio desenvolveu um método que agrega todos os conceitos do SPIN com as técnicas avançadas da programação neurolinguística (PNL).
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