Não há dúvidas de que passamos por inúmeras mudanças na área do consumo e do relacionamento, certo? Então por que insistir em métodos de vendas ultrapassados? A resposta para inovar e crescer pode estar na implementação de um um software de vendas.
Mas, como isso pode ajudar?
Ao utilizar um sistema para controle e gestão comercial, é possível centralizar todas as informações importantes e necessárias em apenas um local. Dessa forma, ocorre a melhora do fluxo de trabalho e a comunicação da equipe, além de aprimorar o setor de marketing e vendas.
Nesses casos, o software de vendas pode tornar-se essencial para que a empresa alcance seus objetivos e aumente seus resultados de forma facilitada, economizando recursos, energia e tempo.
Afinal, o que é um software de vendas?
Softwares, de uma maneira geral, são programas ou aplicativos utilizados em todos os dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones e tablets.
Os aplicativos no nosso computador e celular são softwares. Cada qual funciona de uma maneira e tem objetivos diferentes.
Por outro lado, um sistema de gestão de vendas é um programa que tem como objetivo fazer a gestão comercial da sua empresa.
A gestão de vendas, por sua vez, é um termo que remete a diferentes questões, desde as informações sobre produtos e serviços que sua empresa oferece, até o controle de follow-up de clientes e também de leads.
Além disso, os softwares de vendas podem oferecer diferentes serviços e funcionalidades. É possível trabalhar com gerenciamento de contatos, segmentação de leads, controle de negociações e vendas e gerenciamento do ciclo comercial.
Ao utilizar um sistema de organização, sua equipe poderá encontrar todas as informações necessárias em apenas um local, facilitar a comunicação com o cliente e, por consequência, o fechamento do negócio.
Vale lembrar que, como cada software possui suas particularidades e funcionalidades, é essencial encontrar um fornecedor que preze pelo sucesso do cliente e oferte uma ferramenta adequada para o seu negócio.
Como o software de vendas pode ajudar minha empresa?
Quando o processo de vendas é feito apenas manualmente, podem ocorrer muitos erros.
Um contato na hora errada com o lead, uma ligação feita sem registro, informações desencontradas e a perda da oportunidade de vendas são apenas alguns exemplos.
Um bom sistema comercial deve centralizar todos esses processos em um único lugar, onde todas as informações ficarão visíveis e disponíveis para os colaboradores e diminuirá, consideravelmente, a possibilidade de erros.
Diz a máxima que o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. E é dessa forma que o software de vendas contribui com a emissão de relatórios com dados relevantes e importantes para a gestão.
Além disso, também é possível que o sistema faça alguns processos automatizados, como a segmentação do lead de acordo com a sua qualificação.
Mas é preciso ficar atento. Existem muitas diferenças entre os serviços e funcionalidades dos diversos fornecedores. Por isso, opte por aquele que consiga suprir a necessidade da sua empresa e do seu time.
Algumas aplicações essenciais, e que você encontra no sistema Fenício, são:
1. Segmentação dos leads
Uma das funções mais importantes de um sistema comercial é a segmentação dos leads.
Essa segmentação deve ser feita a partir de filtros que sejam relevantes para o seu negócio, mas, poder vê-los de acordo com a sua qualificação é fundamental.
O sistema Fenício faz a organização de leads por meio do lead scoring, diferenciando quais estão prontos para a venda e quais ainda precisam ser nutridos.
2. Acompanhamento do lead
Outra grande vantagem de utilizar um sistema comercial é fazer o acompanhamento do lead. Ou seja, visualizar e centralizar todo o processo de venda.
Através de poucos cliques é possível saber como foi o primeiro contato, a negociação, quando ocorreu a venda, informações sobre o pós-venda e também sobre o up-sell.
É possível ainda fazer o acompanhamento do lead dentro do funil de venda, sabendo quais conteúdos são recomendados para cada etapa e tornando a qualificação de lead mais assertiva.
3. Multi roteiros de vendas
Já falamos aqui no blog os principais motivos para adotar o script comercial nos processos de vendas, mas sempre vale a pena reforçar.
A partir do momento que o vendedor utiliza um roteiro para fazer a venda, é possível oferecer ao cliente uma melhor experiência.
O ideal é criar diferentes roteiros para atender a necessidade de cada cliente e cada situação.
Por essa razão, é necessário que o sistema ofereça a possibilidade da criação e execução dessa estratégia.
4. Integração com diferentes plataformas
Se você tem uma empresa, deve saber que há inúmeras plataformas que podem ser utilizadas simultaneamente. Afinal, uma não tira a função da outra e, se usadas de forma integrada, se complementam.
Dentro do marketing e vendas, as mais famosas são o RD Station, Leadlovers, ZOHO, Nectar, PipeRun, TotalVoice e Pipedrive.
Cada qual com sua funcionalidade e necessidade, o problema acontece quando é necessário atualizar mais de uma plataforma com os mesmos dados.
Ou ainda há situações onde é preciso buscar manualmente as informações inseridas em outras plataformas.
Quando isso ocorre, há um enorme desperdício do trabalho e do tempo do colaborador por conta da descentralização das informações.
Corre-se ainda o risco de que o colaborador cometa algum erro ou que tenha algum problema na atualização de dados e, consequentemente, cometa erros no atendimento ao cliente.
Dessa forma, um sistema comercial deve ter integração com diferentes plataformas.
O Fenício é um software de vendas para prospecção e qualificação de leads que conta com organização dos leads, acompanhamento do lead, criação e aplicação de multi roteiros comerciais, integração com outras plataformas e possui uma ferramenta de CRM.
Se você quer otimizar seus resultados comerciais e saber mais sobre nossa ferramenta e como ela pode ajudar no crescimento da sua empresa, entre em contato conosco!