Como implementar a ferramenta de CRM com as melhores práticas?

animação explicativa para ferramenta de crm

Como implementar a ferramenta de CRM com as melhores práticas?

Muitas empresas buscam implementar uma ferramenta de CRM com o objetivo de aumentar seus resultados.

Segundo a Salesforce, esse recurso pode ajudar a aumentar:

  • vendas em até 29%, 
  • produtividade em até 34%,
  • precisão da previsão de negócios em 42%.

Além disso, segundo uma pesquisa da Capterra, 47% dos vendedores afirmam que o CRM aumentou consideravelmente a satisfação e retenção do cliente.

Para ter bons resultados é preciso implementá-lo de maneira assertiva. Continue lendo nosso post e confira nossas dicas!

O que são ferramentas de CRM?

As ferramentas de CRM têm como objetivo centralizar o conjunto de estratégias utilizadas pela empresa para o gerenciamento e análise das interações com os clientes, para assim priorizar seus desejos e necessidades, buscando a fidelização.

Elas também podem ser usadas em leads que já foram qualificados e estão prontos para serem contatados pelo setor de vendas.

A ferramenta de CRM auxilia na centralização das informações e entendimento dos próximos passos, podendo ser utilizada para saber dados como nome, telefone, qual produto ou serviço tem interesse e em qual etapa do funil está.

Também pode ser utilizada para registrar todas as interações que esse lead já fez com a empresa, detalhando quais e-mails foram abertos, se já atendeu ligações e quais páginas do site foram acessadas.

Como a ferramenta de CRM auxilia nas vendas?

Para entender é necessário pensar no trabalho do vendedor.

Vamos supor que um vendedor entre em contato com determinado lead e ele informe que ainda não tem como comprar o produto ou serviço, uma vez que só receberá na semana que vem.

Ainda existem vendedores que provavelmente anotarão isso em um papel, agenda ou planilha para ligar novamente daqui a uma semana.

O problema é que muitas vezes esse papel ou planilha acaba se perdendo no meio de tantas anotações e o vendedor perde o negócio por não lembrar de fazer a ligação.

Quando se utiliza uma ferramenta de CRM, todas as informações ficam em apenas um local, de forma organizada e detalhada, aumentando, consideravelmente, as chances de fechar um negócio.

Da próxima vez que o vendedor precisar entrar em contato com certo lead, ele poderá consultar tudo que já sabe dele, fazendo uma abordagem mais assertiva e aumentando as chances de efetuar uma venda.

Isso não se aplica apenas aos leads que entraram em contato com a empresa e necessitam de um retorno! Qualquer contato deve ter suas interações e dados mapeados para facilitar a venda, fidelização ou upsell.

Como implementar uma ferramenta dessas?

É preciso atenção e estratégia na hora de implementar um CRM.

1. Promova uma cultura CRM na sua empresa

O primeiro passo para implementar uma ferramenta de CRM é modificar o modo de atendimento ao cliente.

Não adianta você investir em um software excelente se não existe uma cultura na empresa voltada para o atendimento centrado no cliente e, principalmente, para a obtenção de informações úteis.

Por isso, é essencial criar uma cultura focada em aumentar a qualidade do atendimento e na aquisição de dados.

2. Una e integre os setores de marketing e vendas

O alinhamento do setor de marketing e de vendas é essencial para a implementação, uma vez que um dependerá diretamente do outro.

Por isso, é essencial que os dois setores se alinhem e trabalhem juntos, inclusive, em relação ao uso das mesmas ferramentas sempre que possível.

3. Escolha uma boa ferramenta de CRM

Escolher um bom software de CRM é essencial para a implementação e cumprimento da dica anterior.

É preciso buscar um software que seja intuitivo, de fácil manuseio e cumpra seu trabalho.

O Fenício é um software de vendas voltado para a prospecção e qualificação de leads, ideal para ser usado como ferramenta de CRM. Entre em contato conosco e conheça nosso sistema!

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