Muitas empresas buscam implementar uma ferramenta de CRM com o objetivo de aumentar seus resultados.
Segundo a Salesforce, esse recurso pode ajudar a aumentar:
- vendas em até 29%,
- produtividade em até 34%,
- precisão da previsão de negócios em 42%.
Além disso, segundo uma pesquisa da Capterra, 47% dos vendedores afirmam que o CRM aumentou consideravelmente a satisfação e retenção do cliente.
Para ter bons resultados é preciso implementá-lo de maneira assertiva. Continue lendo nosso post e confira nossas dicas!
O que são ferramentas de CRM?
As ferramentas de CRM têm como objetivo centralizar o conjunto de estratégias utilizadas pela empresa para o gerenciamento e análise das interações com os clientes, para assim priorizar seus desejos e necessidades, buscando a fidelização.
Elas também podem ser usadas em leads que já foram qualificados e estão prontos para serem contatados pelo setor de vendas.
A ferramenta de CRM auxilia na centralização das informações e entendimento dos próximos passos, podendo ser utilizada para saber dados como nome, telefone, qual produto ou serviço tem interesse e em qual etapa do funil está.
Também pode ser utilizada para registrar todas as interações que esse lead já fez com a empresa, detalhando quais e-mails foram abertos, se já atendeu ligações e quais páginas do site foram acessadas.
Como a ferramenta de CRM auxilia nas vendas?
Para entender é necessário pensar no trabalho do vendedor.
Vamos supor que um vendedor entre em contato com determinado lead e ele informe que ainda não tem como comprar o produto ou serviço, uma vez que só receberá na semana que vem.
Ainda existem vendedores que provavelmente anotarão isso em um papel, agenda ou planilha para ligar novamente daqui a uma semana.
O problema é que muitas vezes esse papel ou planilha acaba se perdendo no meio de tantas anotações e o vendedor perde o negócio por não lembrar de fazer a ligação.
Quando se utiliza uma ferramenta de CRM, todas as informações ficam em apenas um local, de forma organizada e detalhada, aumentando, consideravelmente, as chances de fechar um negócio.
Da próxima vez que o vendedor precisar entrar em contato com certo lead, ele poderá consultar tudo que já sabe dele, fazendo uma abordagem mais assertiva e aumentando as chances de efetuar uma venda.
Isso não se aplica apenas aos leads que entraram em contato com a empresa e necessitam de um retorno! Qualquer contato deve ter suas interações e dados mapeados para facilitar a venda, fidelização ou upsell.
Como implementar uma ferramenta dessas?
É preciso atenção e estratégia na hora de implementar um CRM.
1. Promova uma cultura CRM na sua empresa
O primeiro passo para implementar uma ferramenta de CRM é modificar o modo de atendimento ao cliente.
Não adianta você investir em um software excelente se não existe uma cultura na empresa voltada para o atendimento centrado no cliente e, principalmente, para a obtenção de informações úteis.
Por isso, é essencial criar uma cultura focada em aumentar a qualidade do atendimento e na aquisição de dados.
2. Una e integre os setores de marketing e vendas
O alinhamento do setor de marketing e de vendas é essencial para a implementação, uma vez que um dependerá diretamente do outro.
Por isso, é essencial que os dois setores se alinhem e trabalhem juntos, inclusive, em relação ao uso das mesmas ferramentas sempre que possível.
3. Escolha uma boa ferramenta de CRM
Escolher um bom software de CRM é essencial para a implementação e cumprimento da dica anterior.
É preciso buscar um software que seja intuitivo, de fácil manuseio e cumpra seu trabalho.
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