Muitas pessoas julgam que o outbound marketing é uma estratégia em declínio. É comum fazer a sua associação apenas com o telemarketing tradicional, o que é um grande engano.
O outbound oferece grandes vantagens para as empresas e ainda é uma das estratégias mais utilizadas. Além disso, não possui apenas ligação com propagandas tradicionais.
Com a internet cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, o outbound está ainda mais poderoso. É possível utilizar ferramentas que permitam o mapeamento de dados, aprimorando a aplicação e os resultados.
Se você quer saber mais sobre outbound marketing e seu uso na era da internet, continue a leitura do post!
O que é outbound marketing?
Também conhecido como marketing tradicional, o outbound é uma estratégia de captação de clientes de forma ativa.
Ao invés os clientes chegarem à sua empresa, como no inbound marketing, você é quem irá abordá-los primeiro.
Com o surgimento do inbound, muitas empresas pararam de utilizar essa estratégia por acharem que não era tão eficiente, mas, isso é uma perda de oportunidade.
O problema do uso do marketing tradicional não é o seu formato, mas sim a falta de segmentação do público. Nesse caso, a estratégia se torna invasiva e, muitas vezes, não eficiente.
O outbound, quando utilizado de maneira correta e até mesmo combinada com o inbound marketing, alcança excelentes resultados. Entretanto, para isso, é preciso ter definido o seu perfil de cliente ideal, também chamado de ICP (ideal customer profile).
Como a estratégia evoluiu com o uso recorrente da internet?
Quando falamos sobre outbound marketing a quem conhece o termo, logo associa-se ao telemarketing ativo e ao recebimento de spams.
Apesar de muitas empresas ainda utilizarem o outbound dessa maneira, as estratégias evoluem e se mostram mais efetivas.
Com todo o avanço digital, o outbound deve seguir alguns passos tornar-se diferenciado:
- Definir o ICP;
- Conhecer o mercado;
- Extrair dados;
- Entender quem são os decisores;
- Compreender como funciona a automação;
Um dos grandes problemas que essa estratégia enfrentou era o fato de não ter dados para análise, o que impossibilitava o cálculo do investimento necessário para a conversão de cada cliente e, até mesmo, dos resultados obtidos.
Atualmente, existem softwares que fazem este trabalho. Com o uso das ferramentas é possível prever o comportamento dos clientes, quais estratégias devem ser utilizadas e até mesmo o padrão de vendas.
Exemplos de ações outbound
Você deve ter se perguntado como as estratégias de outbound podem se expandir para os canais digitais. Veja os exemplos abaixo:
- Pop-ups: propagandas em sites e em jogos;
- Anúncios em sites: banners, imagens e textos interativos que direcionem ao produto ou serviço;
- Anúncios em mídias sociais: seja em grupos de vendas ou até mesmo em publicações patrocinadas;
- Pedido online de amostras grátis: utilizado por grandes marcas em lançamentos de produtos.
Vale reafirmar que investir em ações de outbound marketing não quer dizer que você deva executá-las exclusivamente em apenas um canal – online ou offline.
Agora que você já sabe mais sobre outbound marketing, que tal continuar a leitura e conhecer sobre prospecção previsível?
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