Como aplicar a PNL para vender mais?

homem com olhar fixo segurando emaranhado de luzes na mão

Como aplicar a PNL para vender mais?

Com o objetivo de mapear o comportamento de profissionais bem sucedidos, a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL, é uma técnica desenvolvida na década de 1970 e que ganha cada vez mais destaque nas vendas. 

Utilizada anteriormente para tratamento para fobias e psicoterapia, a PNL expandiu a sua usabilidade ao longo do tempo e hoje é uma excelente aliada do setor comercial.

Além disso, a aplicação da técnica é uma forma efetiva de aprimorar a comunicação com o cliente e aumentar os resultados.

Se você quer saber sobre essa técnica e como aplicá-la para vender mais, continue a leitura do post.

Mas, afinal, como surgiu a PNL?

A PNL surgiu com Richard Bandler, programador e estudante de psicologia, e John Grinder, professor assistente de linguística da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. 

Instigados pela curiosidade, ambos iniciaram o estudo do comportamento de profissionais que consideravam excelentes nos seus trabalhos, como:

  • Virginia Satir, reconhecida terapeuta 
  • Fritz Perls, psicoterapeuta criador da Gestalt
  • Milton Erickson, hipnoterapeuta

O objetivo era criar um modelo que mostrasse a forma de trabalho dessas pessoas, ou seja, o comportamento, as ações, linguagem usada e, até mesmo, o jeito de pensar de cada um.

Essa primeira modelagem foi desenvolvida e publicada no livro The Structure of Magic I: A Book about Language and Therapy em 1975.

Com a evolução dos estudos, Bandler e Grinder descobriram que todas as novas experiências que passamos são processadas por meio dos cinco sentidos de audição,  olfato, paladar, tato e visão.

Cada pessoa teria o seu próprio modo de processar essas novas experiências, mas, em geral, se encaixaria prioritariamente em um dos três perfis: 

  • auditivo: precisam de experiências auditivas, como sons e vozes em diálogos;
  • visuais: precisam de experiências visuais, como fotos, imagens, gráficos e vídeos;
  • cinestésicos: termo usado na PNL para se referir a experiências táteis e a sensações corporais. O sistema representacional cinestésico é considerado uma das três modalidades principais com as quais construímos os nossos modelos de mundo.

Atualmente, esse conceito quando aplicado nas vendas é um grande diferencial.

Como a PNL auxilia nas vendas?

A aplicação da técnica, considerada como um dos métodos de vendas, consiste em conhecer o perfil do cliente e promover ações relevantes para ele e para sua jornada de compra.

Vamos supor que você identifica que o seu cliente se encaixa no perfil visual. Não funciona ligar para ele a cada dois dias. Ele precisará ver o produto ou o serviço.

Nesse caso, será necessário o envio de um e-mail com informações visuais ou até mesmo uma visita.

A partir da identificação do perfil do cliente, o setor de marketing e de vendas deve investir em ações que contemplem suas necessidades, aumentando a assertividade das campanhas.

Dicas práticas de aplicação da PNL

Para contribuir ainda mais no entendimento da aplicação da Programação Neurolinguística nas vendas, trouxemos duas dicas práticas:

1. Foque no relacionamento com o cliente

Uma dica muito importante para que a aplicação da técnica dê certo é: foque no relacionamento com o cliente.

Esse relacionamento, além de ser muito importante para conseguir identificar o perfil dele, é essencial para qualquer venda.

Por isso, sempre seja solícito e busque responder às dúvidas do cliente de maneira objetiva e assertiva. 

Você verá que os detalhes construídos no relacionamento fazem toda a diferença! 

2. Use diferentes táticas para o mesmo perfil

Apesar de duas pessoas compartilharem o mesmo perfil, isso não quer dizer que as mesmas ações terão o mesmo efeito.

Ou seja, diversifique as táticas utilizadas para o mesmo perfil.

Se você tem clientes visuais, por exemplo, veja quais são mais receptivos aos vídeos, gráficos e, até mesmo, às imagens.


Se você gostou desse post que tal continuar a leitura com “Qual é a relação do viés cognitivo com os métodos de vendas?”, assim você aumenta ainda mais seu conhecimento e resultados.

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