A escuta ativa é sobre outro, e não sobre você!

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A escuta ativa é sobre outro, e não sobre você!

Ouvir tem o potencial de transformar nossos relacionamentos, nossas relações profissionais, além de melhorar nosso autoconhecimento e criatividade. Embora possa levar algum esforço, é uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada.

Mas afinal o que exatamente é a escuta ativa? como o próprio nome sugere, ouvir ativamente. Isso é totalmente concentrado no que está sendo dito, em vez de apenas “ouvir” passivamente a mensagem do orador. Então, como você pode aproveitar o poder de um bom ouvinte? 

Separamos algumas dicas de kate Murphy, autora do livro “Você não está ouvindo: o que está perdendo e por que importa” para aprimorar as habilidades auditivas de qualquer pessoa.

1. Perceber que ouvir é uma posição muito poderosa

A escuta ativa é como você aprende e se conecta com alguém. Depois de entender que ouvir pode ser mais valioso do que falar, você estará mais preparado, diz Murphy. As pessoas estão tão preocupadas com o que vão dizer e, como resultado, perdem muito do que a outra pessoa está dizendo. Se você não estiver ouvindo bem, não responderá de uma maneira que realmente ressoe com a outra pessoa

2. Lembre-se de que você já sabe sobre você

O objetivo de toda conversa é descobrir mais sobre a outra pessoa. Resista a mudar o bate-papo para si mesmo e, em vez disso, incentive a outra pessoa a desenvolver mais sobre que está falando. Quando a conversa terminar, pergunte a si mesmo: O que eu aprendi sobre essa pessoa? Como essa pessoa se sentiu sobre o que estávamos falando? A premissa é a mesma quando tratamos das relações de negócios. O que eu aprendi sobre esta empresa? Sobre seus processos e dificuldades? Que tipo de sentimento eu passei para o meu cliente ou prospect?

3. Mantenha a menta aberta e curiosa

Pense em você como um detetive na conversa.  Todo mundo tem algo para falar se você fizer as perguntas certas. Faça perguntas abertas em que a pessoa possa desenvolver sobre o assunto. Não interrompa, deixe a outra pessoa responder. Se você seguir esse formato, não precisará fazer outra pergunta por um tempo, pois a conversa fluirá naturalmente

4. Não encha as pessoas de perguntas

Você não quer ser um interrogador – isso nunca funciona, disse Murphy. Um agente da CIA disse a ela que a maneira de fazer as pessoas se abrirem era estabelecer um relacionamento e depois convidá-las a contar sua história.

Parte de ser um bom ouvinte é ler a outra pessoa: ela parece desconfortável? Existe um olhar desconfiado? Ou ainda, sua resposta está em um tom um tanto debochado?

A leitura verbal e não verbal dita muito o ritmo da conversa.

5. Volte das “viagens mentais”

Nosso cérebro pode pensar muito mais rápido do que alguém pode falar, por isso é muito comum começar a pensar em outras coisas – preocupações com a família, resultados, férias – durante uma conversa.

Quem nunca se distraiu em uma conversa e simplesmente concordou sem saber com que estava concordando de fato? Murphy aconselha reconhecer essas distrações e depois voltar ao foco. É como meditação, mas em vez de focar sua respiração ou um mantra, você devolve delicadamente o foco ao orador.

6. Deixe a preocupação e a ansiedade desaparecer

Todos nós queremos ser aceitos, para que as pessoas possam se distrair com pensamentos como: Essa pessoa gosta de mim? Ela está interessada no que eu estou falando? O que vou dizer a seguir? Como posso impressionar?

“Acho que isso realmente se dissolve quando você se envolve na história de outra pessoa. É quase como assistir a um filme. As pessoas são tão interessantes se você lhes der uma chance”, disse Murphy.

Quando preocupar-se em ser aceito – apenas lembre-se, a outra pessoa tem a mesma ansiedade. Realmente tente conectar-se a eles ouvindo, o que elimina essa ansiedade porque, quando você se conectar, é bem provável que eles vão gostar de você.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a escuta ativa, conhece os conceitos da persuasão e como colocar em prática.

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