Toda empresa sabe que a geração de leads qualificados é essencial para abrir novas oportunidades de negócio.
No entanto, pouco se fala sobre a importância dessa atividade e como é possível otimizá-la.
Segundo uma pesquisa da Hubspot, uma das gigantes do marketing, 61% dos profissionais desse segmento afirmam que gerar tráfego e leads é seu maior desafio.
Para ajudar a otimizar esse processo, separamos 4 dicas para melhorar a geração de leads e novas oportunidades de negócio.
Continue a leitura e confira quais são!
O que é a geração de leads?
Antes de falarmos sobre como gerar mais leads, é essencial que seja compreendido o que, de fato, é isso.
A geração de leads é, de forma resumida, todo o processo que uma empresa faz para adquirir informações sobre os seus possíveis clientes.
Isso pode ser feito de muitas formas, seja através de uma landing page, questionário nas mídias sociais ou, até mesmo, através de um anúncio pago.
Dessa forma, é essencial compreender que não existe apenas uma maneira de gerar leads, mas, sim, é preciso fazê-la de acordo com a persona e uma análise criteriosa os canais que ela mais frequenta.
Depois que esses leads são gerados, eles podem ser classificados entre: qualificados e não qualificados.
Os leads qualificados, como o próprio nome sugere, são aqueles que apresentam o perfil da persona da empresa, já reconheceram as suas dores e sabem como resolvê-la, apresentando um ciclo menor até efetuar uma compra.
Por isso, muitas empresas buscam voltar essa etapa para a geração de leads qualificados, focando apenas neles, tendo como objetivo aumentar as vendas imediatas e não precisar investir tanto em nutrição.
Qual a importância da geração de leads qualificados?
A geração de leads é o primeiro passo para abrir uma nova oportunidade de negócio no inbound marketing, por isso, ela é fundamental para todas as empresas.
É importante lembrar que uma nova oportunidade de negócio não necessariamente quer dizer uma venda imediata, mas, sim, um novo contato com alguém que tem potencialidade para fazer uma compra e virar seu cliente.
Apenas através da recorrente geração de leads que é possível criar um ciclo de vendas efetivo: onde o qualificado efetuará a compra e o outro estará se qualificando.
Existem algumas dicas que podem ajudar nesse sentido.
4 dicas para melhorar a geração e captação de leads
Como já mencionado acima, a geração de leads é um dos maiores desafios para grande parte das empresas e profissionais de marketing, por isso, é necessário investir em maneiras de otimizar esse processo e ter melhores resultados.
Para ajudar a sua empresa, separamos 4 dicas para melhorar a geração e captação de leads:
1. Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais conhecidas e efetivas do inbound marketing. O seu objetivo é gerar leads qualificados através da atração para um conteúdo que fale, diretamente ou não, da solução da sua empresa.
A ideia do marketing de conteúdo é produzir conteúdos que sejam relevantes para os leads, convertendo-os, acompanhando e incentivando a avançarem na jornada no funil de marketing e vendas.
Ao utilizar essa estratégia existem várias consequências positivas para o seu negócio, como:
- aumentar o tráfego do site,
- ter mais seguidores nas mídias sociais,
- tornar-se uma referência no mercado de atuação.
Para que o marketing de conteúdo seja uma boa estratégia para a geração de leads qualificados é fundamental:
- definição das suas personas,
- produção direcionada a elas nas suas diferentes fases no funil,
- otimização das suas postagens para ferramentas de busca, também conhecida por SEO.
Além disso, é fundamental investir em posts e materiais ricos para conseguir alcançar diferentes fases do funil de venda e captar os leads.
O recomendado é que existam mais conteúdos de topo para aumentar a conversão, sempre focando na otimização SEO.
É importante ressaltar ainda que essa estratégia para geração de leads qualificados não tem um efeito imediato.
É necessário começar a produção de conteúdo, fazer postagens frequentes e aguardar os resultados a médio e longo prazo.
Enquanto isso, uma boa dica é utilizar os recursos das campanhas pagas.
2. Melhore as suas landings pages
Uma dica simples e que faz toda a diferença na hora da geração de leads é a maneira que os seus formulários estão organizados.
Segundo uma pesquisa do Design Advisor, organizar corretamente suas páginas pode aumentar as conversões em até 300%.
Por isso, busque desenvolver páginas que:
- estejam organizadas,
- dêem uma boa troca (material rico ou outro) para os leads converterem,
- sejam interessantes para os leitores,
- não tenham um formulário muito extenso.
Procure perguntar as informações que são realmente relevantes para saber se a pessoa se encaixa com o perfil da persona ou não.
Além disso, é importante que a conversão tenha uma sequência, como um e-mail agradecendo o contato, um convite para baixar outro conteúdo ou, até mesmo, algum e-mail mais comercial que estiver de acordo com a oferta e estratégia.
3. Foque em fornecer uma boa experiência para o comprador
Outra ótima maneira para fazer a geração de leads qualificados é investir em marketing de indicação, fazendo com que o seu cliente se torne um divulgador da sua marca.
Quando você tem uma ótima experiência com uma empresa, você não fala para os seus amigos e familiares?! Nesse caso, você está sendo um divulgador.
Para que isso aconteça não basta o seu produto ser a solução do problema do lead, você precisa fazer com que toda a experiência dele ocorra de maneira positiva.
Por isso, invista em aprimorar o atendimento ao cliente e busque acompanhar a sua satisfação com o produto ou serviço. Também esteja sempre aberto para melhorar e ouvir feedbacks.
Faça o máximo possível para que os seus processos terminem em uma venda de valor. Isso fará com que o cliente tenha uma boa experiência com a marca e que se torne um divulgador, gerando novos leads qualificados, de maneira gratuita, para a sua empresa.
4. Utilize uma ferramenta para auxiliar nos processos
Fazer o controle de todos os leads de forma manual, ou em uma planilha, pode ser um tanto quanto trabalhoso.
Além de correr riscos de informações desatualizadas ou ainda o envio de leads para o comercial que não estão prontos para a compra.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma ferramenta para auxiliar nos processos, fazendo a separação automática daqueles que têm uma maior chance de conversão.
Apenas dessa forma será possível se concentrar nos leads com fit de negócio e aumentar as suas vendas.
O Fenício é um software de vendas para prospecção e qualificação dos leads e utiliza uma metodologia com foco no aumento da conversão.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a aprimorar o seu processo de geração de leads!